Tratamento domiciliar é garantido por lei








O atendimento domiciliar é um serviço prestado a pessoas que apresentam dificuldades de transporte, tempo, distância ou condições físicas (locomoção) para realizar tratamentos de fisioterapia em clínicas, hospitais, ambulatórios e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Este tipo de tratamento é assegurado pela Lei n.º 8.8080, e deve ser oferecido a qualquer pessoa que tenha histórico de distúrbios neurológicos como: Paralisia Infantil, Parkinson, Acidente Vascular Encefálico (AVE) e Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) e outros.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o órgão responsável pela inclusão de fisioterapeutas no atendimento desses pacientes em sua própria residência.

A dificuldade em conseguir atendimento e a falta de condições financeiras para ir até uma unidade de saúde são fatores que impedem a maioria das pessoas com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) de realizarem tratamento fisioterapêutico para recuperar os movimentos perdidos e melhorias na qualidade de vida.

As sessões de fisioterapias são muito importantes para pessoas que por algum motivo perderam seus movimentos ou parte deles, principalmente as que sofreram um Acidente Cardiovascular (AVC), mais conhecido como derrame.

Atualmente, em parceria com instituições de ensino, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Manaus, prestam atendimento na residência de pacientes com sequelas de AVS, por meio de acadêmicos de Fisioterapia, acompanhados de um fisioterapeuta preceptor. O problema é que quando o período do estágio acaba, esse paciente na maioria das vezes fica sem atendimento. De forma geral, quem precisa desse tipo de atendimento encontra muitas dificuldades em toda rede municipal.

Em eventos realizados para discutir o assunto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que o serviço de fisioterapia será contemplado nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASFs, que estão sendo planejados pelo município.

Tratamento

Se a pessoa que sofreu o AVC tem dificuldades de movimento e equilíbrio, o fisioterapeuta irá trabalhar a pessoa de forma a que recupere o maior equilíbrio e movimentos possíveis. O tratamento para membros fracos ou paralisados começa com pequenos movimentos guiados e praticando tarefas simples.

À medida que a pessoa começa a melhorar e a ter mais força, serão realizados movimentos mais largos e exercícios mais complicados que irão encorajar ambos os lados do corpo a trabalhar em conjunto.

Quando o paciente recebe o diagnóstico de AVC é preciso apoio de toda a família, já que o processo de recuperação pode ser demorado. A fisioterapia pós-AVC é uma das formas de tratamento que consegue melhorar a qualidade de vida do paciente e ajuda na recuperação de parte dos movimentos perdidos




Capacite-se em assuntos para atender melhor os pacientes:
  • Aprenda Kinesio Tapping Online
  • Ebook Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria: Uma Realidade Prática


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.