Objetivos da Fisioterapia Domiciliar em Idosos









O aumento da assistência domiciliar é um fenômeno observado em diversos países, inclusive no Brasil, devido ao crescimento da população idosa no mundo e, simultaneamente, ao aumento do número de idosos incapacitados.

Cada paciente é único e, assim, é fundamental que o fisioterapeuta busque realizar uma anamnese completa, identificando as patologias existentes, as queixas e também o que pode ser feito no sentido de evitar problemas futuros. Em alguns casos, é preciso uma dedicação maior do profissional, já que o idoso pode apresentar outras limitações, como dificuldades de comunicação, compreensão e até de cognição.

Assim, antes de propor qualquer tratamento é essencial entender os hábitos e a rotina, compreender a estrutura familiar, analisar se existe a presença do cuidador, saber sobre a trajetória de vida do idoso e buscar outras informações que possam contribuir para um tratamento mais personalizado.

Fisioterapia preventiva e a terceira idade

A Fisioterapia no Envelhecimento

A Fisioterapia Domiciliar também chamada de Fisioterapia Home Care é um conjunto de atividades de caráter ambulatorial, programadas e continuadas desenvolvidas em domicílio. É, portanto, um conjunto de ações que busca a prevenção, a manutenção, ou a reabilitação por meio de elementos que fortaleçam os fatores benéficos ao indivíduo e, concomitantemente, a recuperação do cliente já acometido por uma doença ou sequela.

O fisioterapeuta utiliza técnicas e materiais necessários para alcançar os objetivos dentro da casa do próprio paciente, oferecendo ao idoso:

  • Atendimento individual e especializado;
  • Conforto;
  • Comodidade;
  • Praticidade;
  • Bem-estar;
  • Economia de tempo tanto para o paciente quanto para os familiares;
  • Facilidade de adaptação do ambiente domiciliar.
Antes de terminar esse texto, preciso te indicar o ebook Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria: Uma Realidade Prática.  Este e-book demonstra o contexto do envelhecimento no Brasil, oferecendo ao fisioterapeuta embasamento, com técnicas e conduta para atuar em aspectos comuns na assistência ao idoso. Clique aqui e saiba mais!





Capacite-se em assuntos para atender melhor os pacientes:
  • Aprenda Kinesio Tapping Online
  • Ebook Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria: Uma Realidade Prática


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.