Saiba mais sobre Atendimento domiciliar










O conceito de Home Care ou Assistência Domiciliar teve início em 1880 nos Estados Unidos, com desenvolvimento mais expressivo a partir da década de 50. No Brasil, o Home Health Care foi introduzido apenas na década de 80, havendo cerca de 30 empresas atualmente no país funcionando com equipes multidisciplinares, podendo incluir os seguintes profissionais: médico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, dentista, nutricionista, assistente social e técnicos/ auxiliares de enfermagem

O atendimento domiciliar consiste numa gama de serviços realizados no domicílio e destinados ao suporte terapêutico do paciente. Os principais objetivos deste tipo de atendimento são: contribuir para a otimização dos leitos hospitalares e do atendimento ambulatorial, visando à redução de custos; reintegrar o paciente em seu núcleo familiar e de apoio; proporcionar assistência humanizada e integral, por meio de uma maior aproximação da equipe de saúde com a família; estimular uma maior participação do paciente e de sua família no tratamento proposto; promover educação em saúde; ser um campo de ensino e pesquisa. Seus potenciais benefícios seriam a diminuição das re-internações e dos custos hospitalares, a redução do risco de infecção hospitalar e a manutenção do paciente no núcleo familiar e o aumento da qualidade de vida deste e de seus familiares

O atendimento domiciliar evita a permanência prolongada no hospital, à interrupção do cuidado ao paciente e o distanciamento dos profissionais envolvidos no tratamento. A desospitalização é uma tendência mundial, já que o atendimento domiciliar equivale ao prestado pelo hospital, com a vantagem de ser feito no domicílio, além de ser uma alternativa melhor para a recuperação do paciente do que um período prolongado de internação hospitalar. A assistência passa a ser feita por uma equipe de saúde formada por Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Fisioterapeutas e outros profissionais.

Entre seus benefícios está à diminuição dos riscos de infecção em ambientes hospitalares, a humanização do atendimento no ambiente domiciliar, redução de complicações clínicas e reinternações desnecessárias e otimização do tempo de recuperação do paciente.

Regulamentada pela Anvisa por meio da Resolução nº 11 em 30.01.2006, a assistência domiciliar visa à estabilidade clínica e a superação do grau de dependência do paciente, reunindo no conforto domiciliar os cuidados e a atenção especializados.





Capacite-se em assuntos para atender melhor os pacientes:
  • Aprenda Kinesio Tapping Online
  • Ebook Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria: Uma Realidade Prática


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.