Fisioterapia domiciliar na Fisioterapia Desportiva









A Fisioterapia Esportiva — que também pode ser chamada de Fisioterapia Desportiva — é uma especialidade focada em ações específicas para atletas, profissionais ou não, na busca por tratamento ou pela prevenção de lesões e/ou traumatismos.

O objetivo final é garantir que o atleta tenha um rendimento satisfatório e consiga praticar suas atividades físicas da forma mais saudável possível — em alguns casos, ainda possa aprimorar o seu desempenho. Como isso pode ser feito? Conhecendo profundamente o corpo do paciente e tomando os cuidados específicos para cada caso.

Quando um atleta sofre uma lesão e é afastado do treino, o tratamento domiciliar é uma ótima opção, se for possível sua execução. Assim, o fisioterapeuta pode trabalhar com o atleta em um ambiente mais tranquilo e familiar, fora da agitação que geralmente envolve os clubes e centros de treinamentos. Além disso, o atleta estando longe da equipe técnica diminui a pressão que esta exerce sobre o retorno do atleta.

Muitas vezes o atleta está impossibilitado de treinar, mas precisa comparecer ao centro de treinamento diariamente para a execução da fisioterapia. Com essa visita, ele tem contato com seus colegas e algumas vezes até assiste algum treinamento.

Esse fato, ao mesmo tempo que pode motivar o paciente para uma dedicação e progresso na reabilitação, também pode frustrar o atleta, pois ele se sente excluído e inconformado com seu quadro. No ambiente domiciliar o paciente fica no conforto de sua casa e o fisioterapeuta vai até ele, evitando intercorrência em casos como esse.

Até a próxima!





Capacite-se em assuntos para atender melhor os pacientes:
  • Aprenda Kinesio Tapping Online
  • Ebook Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria: Uma Realidade Prática


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.