Orinetações para Fisioterapia Domiciliar no COVID-19


enfermeira atendendo criança em casa devido ao coronavírus

A Atenção Domiciliar (AD) tem papel estratégico no enfrentamento da pandemia relacionado ao novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, principalmente pelo potencial em reprimir a demanda por leitos hospitalares que deverão estar de prontidão aos pacientes com complicações agudas advindas da contaminação pelo novo vírus.

Orientações aos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que atendem no ambiente domiciliar:

· Ter consigo sempre álcool 70% para usar e/ou disponibilizar para os pacientes durante os atendimentos. Higienizar adequadamente também todos os equipamentos que forem entrar em contato com os pacientes;

· Evitar tocar em maçanetas na residência do paciente e quando o fizer, higienizar as mãos com álcool 70% imediatamente ou água e sabão;

· - Evitar uso do celular durante o atendimento, caso o manuseio no aparelho seja indispensável, higienizá-lo antes e após o uso. Ao retornar o atendimento com o paciente, as mãos deverão ser novamente higienizadas com álcool 70% ou água e sabão.

· - Cumprimente sem o contato físico ao ser recepcionado;

· - Lave as mãos antes e depois dos atendimentos;

· - Use óculos de proteção ou protetor facial, máscara cirúrgica, avental/capote, nos casos suspeitos

· - Use sua própria caneta e garrafa d’água, evitando pedir emprestado;

· - Oriente seus pacientes e familiares sobre as medidas a serem tomadas para evitar o contágio, restringindo ao máximo, a disseminação do vírus. Use, para isso, as orientações do Ministério da Saúde, amplamente disseminadas nas mídias do Crefito-2;

· - Manter o local arejado com janelas abertas;

· - Não recomendar ou prescrever condutas preventivas ou terapêuticas que não tenham evidências científicas, pois ainda não conhecemos totalmente o comportamento do vírus;

· - Caso esteja apresentando algum sintoma que indique uma possível contaminação pelo coronavírus (febre alta, dispneia e mal-estar), a orientação é não realizar pessoalmente os atendimentos. Procure alguém para substituí-lo ou realize orientações domiciliares, conforme sua avaliação de prioridades.

Devido à medida geral de distanciamento social, os pacientes devem ser monitorados a distância e apenas casos prioritários devem receber o atendimento no domicílio. Sabemos que a realidade brasileira possui cenários complexos e que nem todas as medidas serão possíveis de efetivação, nesses casos, os serviços de saúde devem promover ações intersetoriais com objetivo de proteger a comunidade em que se atua.

Principais orientações e medidas para pacientes com suspeita de contaminação pela Covid-19 sob internação domiciliar:

Paciente deverá permanecer em quarto privativo bem ventilado.
Domicílios em que não haja disponibilidade de quarto privativo, manter ventilado e distanciamento de no mínimo 1 metro da pessoa com sinais e sintomas.
Evitar visitas e circulação de pessoas, manter apenas cuidadores.
Evitar a circulação do paciente pelos ambientes e se necessário manter bem ventilado.
Orientar cuidadores e familiares sobre uso de máscara cirúrgica ajustada a face se estiverem no mesmo ambiente ou realizando os cuidados.
Durante a realização dos cuidados, troca de roupas de cama, vestuários, descarte de resíduos, secreções e limpeza de superfícies com fluidos corporais o cuidador deve estar paramentado com máscara cirúrgica, avental impermeável (plástico) e luvas
Orientar cuidadores sobre o descarte imediato de máscaras que estiverem molhadas, sujas com secreções e após a finalização do cuidado.
Orientar higienização das mãos com água e sabão ou produto alcoólico antes e depois de manipular o paciente. De preferência utilizar papel toalha para secar as mãos, toalhas de pano devem ser trocadas assim que estiverem molhadas.
Orientar etiqueta respiratório: ao tossir ou espirrar cobrir a boca e o nariz utilizando papel ou cotovelo flexionado seguidos de higienização das mãos.
Todo material utilizado durante os cuidados (ex: máscara, luvas) ou etiqueta respiratória (ex: lenço de papel) devem ser descartados imediatamente em saco de lixo específico para este fim.
Orientar saco de lixo específico de materiais que contenham fezes, urina ou secreções.
Evitar o uso compartilhado de talheres, pratos, bebidas, toalhas, roupas de cama e escova de dente. Após higienização com água e detergente os talheres e pratos podem ser reutilizados.
Orientar a limpeza com desinfetante doméstico de superfícies (ex: cabeceira de cama, apoios, mesa de refeição).
Orientar a limpeza e de superfícies dos banheiros ao menos uma vez ao dia.
Roupas de cama e vestuários devem ser trocados e lavados sempre que estiverem sujos.
Orientar cuidadores sobre retirada de equipamento de proteção individual: retirar primeiro as luvas com cuidado para não tocar a parte externa que esta contaminada, seguido do avental pelas amarras que deverá ser enrolado pelo avesso, gorro puxado pela parte superior sem tocar os cabelos e por último máscaras sem tocar a parte externa que está contaminada
Orientar distanciamento social e monitoração por 14 dias para todos os contatos próximos de pacientes suspeitos ou confirmados de contaminação pela Covid-19. Caso manifestem sintomas devem primeiramente ligar para unidade de saúde para orientações e se necessário encaminhamento ao serviço de saúde, deverão utilizar máscara e evitar uso de transporte público.

Tecnologia do Blogger.