Benefícios da Fisioterapia Domiciliar Infantil











A fisioterapia domiciliar é aplicada a pacientes que não necessitam de internação iminente, é uma modalidade de atendimento programado.

Para se destacar no mercado é fundamental prestar uma variedade maior de serviços, e entre eles está a fisioterapia domiciliar. Mais cômoda para muitos pacientes e mais vantajosa financeiramente para os fisioterapeutas, essa pode ser uma ótima maneira de ampliar a sua atuação e conseguir mais pacientes.

A fisioterapia domiciliar apresenta muitas vantagens para quem utiliza dos seus serviços, como:

tratamento especializado e individualizado;
praticidade, comodidade e bem-estar;
integração da família no tratamento e maior cooperação do paciente;
economia de tempo e de recursos financeiros;
recuperação mais rápida

A Fisioterapia domiciliar é basicamente igual a fisioterapia convencional, porém com maior flexibilidade de horários com a finalidade de atender às necessidades individuais de cada paciente. Em alguns casos, o paciente não tem condição de ser levado até a clínica e por essa razão é importante que o tratamento seja iniciado no conforto de sua casa e na presença de pessoas próximas.

Para que o tratamento seja completo, é preciso o fisioterapeuta ter atenção em alguns aspectos. Por exemplo:

  • avaliar muito bem o local em que as atividades serão realizadas, conferindo o layout dos móveis, a presença de pisos ou tapetes escorregadios e se existe a possibilidade de realizar os exercícios ou as atividades de forma segura naquele ambiente;
  • incluir a participação familiar, garantindo que o paciente realizará os exercícios ou as atividades propostas, aumentando a adesão ao tratamento e a velocidade dos resultados;
  • explicar muito bem cada atividade ou interação com o paciente, garantindo que todos terão informações suficientes para compreenderem o que será feito e a importância da cooperação para que os resultados apareçam.

Independente da área que o fisioterapeuta irá atender a criança (neurológica, ortopedia, respiratória...), os aspectos apresentados acima devem ser considerados na avaliação global não só do paciente mas também do ambiente.

Para o responsável do paciente, essa é uma modalidade que apresenta vários benefícios pois há redução de custos com locomoção e torna-se extinto qualquer transtorno causado pelo tempo de espera por uma consulta, que dá lugar à maior flexibilidade de horário e à redução do risco de contrair infecção hospitalar. Não há desorganização da agenda da criança além de trazer mais privacidade.




Capacite-se em assuntos para atender melhor os pacientes:
  • Aprenda Kinesio Tapping Online
  • Ebook Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria: Uma Realidade Prática


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.