Fisioterapia Domiciliar na Bronquite Asmática
A fisioterapia é muito eficaz para melhorar a capacidade pulmonar do paciente por meio de exercícios respiratórios. Dessa maneira, notamos melhora na respiração e no condicionamento físico, já que eles fortalecem os músculos envolvidos no processo de puxar, soltar e manter o ar nos pulmões.
Os médicos habilitados a receitar e orientar o uso são principalmente os pneumologistas, alergistas, clínicos gerais, imunologistas e pediatras.
A medicação é destinada para conter a inflamação e diminuir as crises (anti-inflamatórios) e bronco-dilatadores para aliviar a falta de ar.
Durante a gravidez, o uso dessas medicações deve ser monitorado, porém, se a mulher já estiver habituada ao uso, não haverá complicações.
Os exercícios respiratórios são essenciais para a melhoria da respiração e mobilização dos músculos ventilatórios. Além disso, as técnicas de fisioterapia respiratória podem ser feitas também na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), inclusive quando o paciente se encontra entubado, respirando com a ajuda de aparelhos. Os benefícios são:
- amplia a capacidade pulmonar;
- aumenta a oxigenação do sangue;
- combate a dificuldade de respirar;
- desobstrui e limpa as vias aéreas;
- facilita a chegada de oxigênio em todo corpo;
- libera as secreções do pulmão e das vias aéreas;
- melhora a troca gasosa;
- reduz o tempo de internamento hospitalar.
Algumas das estratégias utilizadas para alcançar esses benefícios são manobras de pressão manual torácica, drenagem postural, percussão, vibrocompressão, facilitação da tosse, vibração e aspiração de vias aéreas superiores.
Os pacientes que experimentam episódios de aumento da frequência respiratória, principalmente em momentos de piora da obstrução brônquica. Assim, os exercícios respiratórios que promovam redução na hiperventilaçao, e consequentemente, a hipocapnia, sao estratégias interessantes.
Há evidências de que a hipocapnia favoreça a broncoconstriçao, enquanto que a hipercapnia aja diretamente no relaxamento do músculo brônquico causando a broncodilataçao. Por isso, exercícios respiratórios que favoreçam a respiraçao tranquila contribuiriam com o aumento no CO2 alveolar e consequente reduçao do broncoespasmo, minimizando o trabalho respiratório e a dispneia.
O nebulizador é um grande aliado para quem sofre com bronquite. A nebulização/inalação ajuda o remédio (ou soro fisiológico) a chegar mais rápido aos brônquios, o que melhora a respiração e alivia a sensação de falta de ar.
Isso porque diferente dos medicamentos de uso oral que precisam passar pelo aparelho digestivo para fazer efeito, a inalação atinge de forma rápida e eficaz diretamente os pulmões acelerando o processo do tratamento.
O nebulizador é de uso adulto e infantil. Atualmente no mercado pode ser encontrado nos modelos de ar comprimido e ultrassônico, com preços acessíveis. Consulte seu médico e veja qual modelo se adequa melhor ao seu tratamento.
Se você não é fumante, mas está exposto a esses locais, tente usar máscaras de proteção para não entrar em contato com gases prejudiciais e, se possível, mantenha ligado um umidificador em sua sala para melhorar a qualidade do ar.
Em casa, pratique atividades ao ar livre e mantenha uma alimentação saudável para fortalecer a sua imunidade. Além de manter a higiene lavando as mãos e a vacinação em dia, já que os casos de bronquite aguda são causados por vírus em sua maioria.