Fisioterapia Domiciliar na Bronquite Asmática










 
A fisioterapia é muito eficaz para melhorar a capacidade pulmonar do paciente por meio de exercícios respiratórios. Dessa maneira, notamos melhora na respiração e no condicionamento físico, já que eles fortalecem os músculos envolvidos no processo de puxar, soltar e manter o ar nos pulmões.

Saber respirar corretamente e ter um pulmão "treinado" pode ajudar muito em momentos de crise alérgica, principalmente porque faz com que o paciente se acalme. O estresse desencadeia ou aumenta ainda mais um quadro agudo.

Quando há uma inflamação, o uso de medicamentos se faz necessário para facilitar a passagem de ar e aliviar os sintomas.

Os médicos habilitados a receitar e orientar o uso são principalmente os pneumologistas, alergistas, clínicos gerais, imunologistas e pediatras.

A medicação é destinada para conter a inflamação e diminuir as crises (anti-inflamatórios) e bronco-dilatadores para aliviar a falta de ar.

Durante a gravidez, o uso dessas medicações deve ser monitorado, porém, se a mulher já estiver habituada ao uso, não haverá complicações.

Para os bebês, é aconselhável às mães investir em um bom nebulizador para que os remédios sejam administrados, diluídos em soro fisiológico.

A Fisioterapia

Os exercícios respiratórios são essenciais para a melhoria da respiração e mobilização dos músculos ventilatórios. Além disso, as técnicas de fisioterapia respiratória podem ser feitas também na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), inclusive quando o paciente se encontra entubado, respirando com a ajuda de aparelhos. Os benefícios são:

  • amplia a capacidade pulmonar;
  • aumenta a oxigenação do sangue;
  • combate a dificuldade de respirar;
  • desobstrui e limpa as vias aéreas;
  • facilita a chegada de oxigênio em todo corpo;
  • libera as secreções do pulmão e das vias aéreas;
  • melhora a troca gasosa;
  • reduz o tempo de internamento hospitalar.

Algumas das estratégias utilizadas para alcançar esses benefícios são manobras de pressão manual torácica, drenagem postural, percussão, vibrocompressão, facilitação da tosse, vibração e aspiração de vias aéreas superiores.

Os pacientes que experimentam episódios de aumento da frequência respiratória, principalmente em momentos de piora da obstrução brônquica. Assim, os exercícios respiratórios que promovam redução na hiperventilaçao, e consequentemente, a hipocapnia, sao estratégias interessantes.

Há evidências de que a hipocapnia favoreça a broncoconstriçao, enquanto que a hipercapnia aja diretamente no relaxamento do músculo brônquico causando a broncodilataçao. Por isso, exercícios respiratórios que favoreçam a respiraçao tranquila contribuiriam com o aumento no CO2 alveolar e consequente reduçao do broncoespasmo, minimizando o trabalho respiratório e a dispneia.


Uso da nebulização

O nebulizador é um grande aliado para quem sofre com bronquite. A nebulização/inalação ajuda o remédio (ou soro fisiológico) a chegar mais rápido aos brônquios, o que melhora a respiração e alivia a sensação de falta de ar.

Isso porque diferente dos medicamentos de uso oral que precisam passar pelo aparelho digestivo para fazer efeito, a inalação atinge de forma rápida e eficaz diretamente os pulmões acelerando o processo do tratamento.

O nebulizador é de uso adulto e  infantil. Atualmente no mercado pode ser encontrado nos modelos de ar comprimido e ultrassônico, com preços  acessíveis. Consulte seu médico e veja qual modelo se adequa melhor ao seu tratamento.

Outra maneira de cuidado é medir a taxa de oxigênio no sangue. Para isso o  médico utiliza um oxímetro, com o qual acompanha e evita que a falta de ar sentida pelo paciente sobrecarregue outros órgãos e os prejudique. Caso seja necessário, haverá encaminhamento para que ele receba mais oxigênio.

CONSELHO:

O agravo na doença pode ser causado por hábitos não saudáveis, como fumar ou trabalhar em ambientes que exalem substâncias irritantes às vias respiratórias.

Se você não é fumante, mas está exposto a esses locais, tente usar máscaras de proteção para não entrar em contato com gases prejudiciais e, se possível, mantenha ligado um umidificador em sua sala para melhorar a qualidade do ar.

Em casa, pratique atividades ao ar livre e mantenha uma alimentação saudável para fortalecer a sua imunidade. Além de manter a higiene lavando as mãos e a vacinação em dia, já que os casos de bronquite aguda são causados por vírus em sua maioria.

image.png

E-book completo Bronquite, sua causas, sintomas, como se cuidar para poder curar os sintomas, evitar danos permanentes e viver normalmente. Clique aqui e saiba mais!





Capacite-se em assuntos para atender melhor os pacientes:
  • Aprenda Kinesio Tapping Online
  • Ebook Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria: Uma Realidade Prática


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.