Exercícios para se fazer em casa em pessoa com Esclerose Múltipla







Especial Esclerose Múltipla - O Trabalho do Fisioterapeuta na EM

A Esclerose Múltipla é uma doença que atinge milhares de pessoas todos os anos no Brasil. Ela nada mais é que uma patologia crônica reincidente no Sistema Nervoso Central e que afeta a transmissão de informações no axônio. Isso, por sua vez, acaba lesando a condutividade nervosa do cérebro.

A papel do Fisioterapeuta é de extrema importância na recuperação de pessoas afetadas por essa patologia para que elas voltem a ter plena atividade motora como antes.

Aqui vai encontrar alguns exercícios simples para alongar e relaxar os músculos cansados. Estes exercícios de baixo impacto são fáceis e flexíveis o suficiente para os fazer em qualquer lugar e em qualquer altura e são uma boa forma de quebrar a rotina do dia-a-dia.

Deitado de costas e em posição de relaxamento

Deite-se de costas com os joelhos ligeiramente afastados, em cima de um tapete enrolado. Os seus calcanhares não devem pressionar o tapete, e os joelhos devem estar ligeiramente virados para fora. Respire profunda e calmamente.

 Deite-se completamente de costas, de forma a que os seus calcanhares e pernas estejam quase a fazer um ângulo recto com uma superfície dura (ex. duas secções de um colchão, uma em cima da outra).

 Relaxar pernas rígidas

Sente-se numa posição relaxada, os braços para trás a suportar o corpo e as pernas sem tocar no chão. 

Solte as suas pernas, e deixe-as abanar suavemente para trás e para a frente sem fazer esforço.
Exercício de equilíbrio

Sente-se na metade da frente de uma cadeira numa superfície nivelada. A sua cabeça e peito, costas e pélvis, joelhos e pés a formarem uma linha recta. Solte os seus braços. Enquanto sentado nesta posição, puxe os seus ombros na direcção das orelhas e deixe-os cair de novo.
Alongar os músculos das coxas

Sente-se como no exercício 4. Coloque uma segunda cadeira à sua frente e escorregue para a segunda cadeira até que as suas coxas estejam afastadas. Coloque as suas mãos nas costas da segunda cadeira e depois puxe o seu corpo para a frente paralelo às costas da cadeira.
Alongar os músculos da anca e dos quadris

Coloque os seus pés no chão, com os joelhos e os pés distanciados cerca de 30 cm, o seu corpo dobrado para a frente e para baixo. Deixe os seus braços livres entre os seus joelhos. Se o tónus muscular nas coxas for suficientemente bom, os braços podem afastar lentamente os joelhos.
 

Alongar os músculos da anca e dos quadris (cont.)

Ajoelhe-se no chão e dobre o dorso para a frente de forma a que o abdómen e o peito fiquem em cima das coxas. Apoie-se com um cotovelo em cada lado, e pressione a palma das suas mãos contra o chão. Se esta posição de joelhos for desconfortável, coloque uma almofada entre as suas coxas e os calcanhares.

 
Alongar os músculos da perna e costas

Deite-se de costas com uma almofada na cabeça, e puxe os seus joelhos contra o abdómen. A cabeça e as costas devem permanecer imóveis.
Com a ajuda de uma segunda pessoa

Deite-se relaxado num tapete duro. A segunda pessoa segura o seu joelho e coxa e faz movimentos de dobrar e esticar. 


Ajuda a erguer-se ou executar os exercícios





Capacite-se em assuntos para atender melhor os pacientes:
  • Aprenda Kinesio Tapping Online
  • Ebook Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria: Uma Realidade Prática


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.