A prática de home care proporciona a monitorização e acompanhamento dos pacientes que exigem cuidados específicos, obtendo redução dos custos e melhora na qualidade de vida do paciente e da sua família.
O objetivo é viabilizar realizações de procedimentos que dispensam internações, como curativos, terapias medicamentosas, retirada de pontos, traqueostomias, suporte nutricional, suporte respiratório, fisioterapia e etc.
Além disso, a fisioterapia home care dá cobertura assistencial para os pacientes que não podem ser atendidos em outros tipos de serviços, assegurando a continuidade do atendimento integral após a alta hospitalar e atuar como uma ponte entre o hospital e atenção primária, otimizando a gestão dos recursos existentes.
Benefícios para o profissional
• Oportunidade de diálogo com a família para auxiliar no tratamento do paciente
• Possibilidade de propor adaptação do ambiente para pacientes que necessitam de maior acessibilidade
• Em caso de pacientes que mora em locais que dispõe de academias, o profissional pode utilizá-la em seu atendimento
Benefícios para o paciente
• Não desorganiza a rotina do paciente;
• Tem maior flexibilidade em relação a dias e horários;
• Economiza transporte;
• Proporciona mais privacidade;
• O tratamento torna-se mais eficaz por conta das adaptações próprias do ambiente e objetos pessoais a favor do paciente, sem simulações e por tratar-se de um ambiente familiar e conhecido, o paciente sente-se mais motivado.
Além de todas essas vantagens que a Fisioterapia domiciliar pode proporcionar ao profissional, a modalidade pode oferecer um bom retorno financeiro, visto que o Fisioterapeuta é responsável por cuidar de diferentes casos de recuperação e prevenção que acometem grande número de pessoas.
Dentro desse quesito, o Home care é uma das possibilidades com mais retorno financeiro, além de oferecer ao profissional maior autonomia do que em outro estabelecimento de saúde. Por isso, o ideal é que o Fisioterapeuta tenha um valor fixo de atendimento, porém, é interessante criar pacotes de sessões (5,10,20...), a fim de que o paciente enxergue vantagem a longo prazo.
A fisioterapia home care é uma modalidade assistencial que vem ganhando destaque nos últimos anos, com o aumento das doenças crônicas e degenerativas e com o envelhecimento populacional.
Esse tipo de atendimento domiciliar cresce por causa da busca de outros modos de produção de cuidados substitutivos ao modelo hospitalar, com o objetivo de reduzir custos e promover um cuidado mais humanizado, dentro do ambiente do paciente.