Desvantagens do Home Care para o paciente
* Enquanto em regime de internamento hospitalar o paciente tem acesso imediato à todos os serviços e recursos que podem ser prescritos pelo seu médico responsável, em regime de home care, todos os recursos que forem necessários e que não tiverem sido autorizados previamente pelo plano de saúde, não serão liberados de imediato, necessitando assim de um processo burocrático que pode ou não culminar com a liberação do recurso.
* O tratamento de home care, embora previsto no rol de procedimentos obrigatórios pelos planos de saúde, a resolução 211 da ANS tem linguagem dúbia, e deixa muita brecha para que a fonte pagadora não autorize os mesmos recursos que teria que autorizar em regime de internamento hospitalar.
* Não há regulamentação específica que obrigue o plano de saúde a prover cobertura aos serviços de home care, assim, fica a encargo dos auditores médicos e enfermeiros dos planos de saúde, autorizar ou não os serviços.
* Para a fonte pagadora, a decisão de autorizar ou não é, muitas vezes, uma decisão financeira, onde somente a vantagem baseada no menor custo é considerada.
* Muitos planos de saúde utilizam as empresas de home care como um degrau para a deshospitalização e alta do paciente. Pois, em regime de internamento domiciliar à saúde, por não existir regulamentação específica, o “desmame” do paciente é bem mais fácil.
* Em regime de home care, o paciente pode não ter direito à muitos dos recursos que teria se estivesse em regime de internamento hospitalar.
* Enquanto no hospital, o paciente conta com um a equipe multidisciplinar sempre presente, em home care, se houver a necessidade de um profissional de saúde que não faça parte de sua equipe permanente, o paciente terá que esperar até que este profissional se desloque até ele.
* O auxiliar de enfermagem encarregado do paciente não tem como ausentar-se do paciente, portanto, este não desfruta de um período para almoçar ou períodos de descanso durante seu turno, isso faz com que, na maioria dos casos, o profissional se torne dependente da família para sua alimentação. Na maioria dos casos, o auxiliar almoça na resid6encia do paciente para manter vigilância do paciente, esta alimentação aumenta a despesa mensal do paciente.
* Os equipamentos médicos elétricos e eletrônicos consumem eletricidade adicional, aumentando as despesas relacionadas com a eletricidade.
* A equipe de cuidadores formais ( auxiliares de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas) utilizam-se da água e do esgoto e outros suprimentos, aumentando as despesas relacionadas com estes recursos.