Fisioterapia Domiciliar – Quando e por quê?
Durante muito tempo o conceito de fisioterapia domiciliar ficou restrito à aplicação da terapia à pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção. Embora estes ainda sejam os principais usuários das terapias de Home Care, cada vez cresce mais o interesse da população em geral para este tipo de intervenção, em função das grandes vantagens oferecidas.
Vantagens
Dentre os principais pontos positivos que o tratamento domiciliar oferece, destacam-se:
- As sessões são realizadas no conforto da casa.
- Não se perde tempo com deslocamentos.
- Há flexibilidade de horários. Você não precisa ficar restrito ao horário comercial pois a terapia pode ser feita cedo da manhã, noite ou mesmo em fins de semana ou feriados dependendo de o caso necessitar de fisioterapia ininterrupta.
- Não é necessário aguardar em salas de espera.
- Conta-se com muitos dos equipamentos que costumam ser usados na própria clínica, já que com a evolução da tecnologia na fisioterapia hoje existem no mercado aparelhos compactos e de fácil transporte.
- Análise do ambiente permitindo detecção de barreiras arquitetônicas que possam dificultar a locomoção do paciente, bem como identificação de potenciais riscos para quedas ou acidentes.
- Maior comodidade e facilidade para os pacientes que dependem de alguém que os leve até uma clínica ou apresentam dificuldades de locomoção.
- O atendimento é personalizado e permite que a família acompanhe de perto o tratamento e evolução do paciente.