Videogame utilizado em fisioterapia domiciliar


>




O Nintendo Wii é um videogame divertido, mas é também uma excelente ferramenta para aqueles que querem cuidar do corpo. Isso, nós sabemos desde quando ele foi lançado. Mas o que torna o Wii um produto diferenciado é a sua aplicação para atividades que podem melhorar consideravelmente a vida das pessoas. Uma dessas formas nós vamos conhecer agora.

Wii Balance Board (Foto: Divulgação)

Um grupo de estudantes da Rice University desenvolveram um jogo usando o Wii Balance Board que ajuda crianças do Shiners Hospital, em Houston, Texas, no seu processo de recuperação física, na parte de fisioterapia das crianças. Engenheiros e cientistas da computação trabalharam juntos para desenvolver um dispositivo que alinha uma série de Wii Balance Boards entre os corrimãos ativos. Os pacientes caminham pelo dispositivo, e as Balance Boards fornecem informações sobre o quanto os pacientes estão se apoiando nos corrimões para caminhar, ou o quanto eles estão confiando na força de suas pernas e pés.

O jogo se chama Equilibrium, e foi desenvolvido para induzir as crianças a utilizarem o dispositivo, com um caminhar mais firme, utilizando cada vez menos os corrimãos. A proposta é bem legal: o game mostra monstros que se aproximam na tela, onde o jogador precisa andar e se inclinar em certos pontos da Wii Balance Board. Apesar de ser um game "fisioterápico", ele também é dividido em níveis, com dificuldades que vão aumentando conforme a evolução do jogador/paciente.

O paciente pode acumular pontos se derrotar os inimigos na tela, mas também perde pontos caso ele utilize muito os corrimãos. O jogo também tem como objetivo oferecer uma melhor postura ao paciente, uma vez que seus movimentos são analisados para que ele faça o melhor possível para se livrar dos inimigos na tela. Realmente, é uma daquelas soluções que provam que o Nintendo Wii não é apenas um videogame de criança, e que seu potencial é imenso.

Fonte: Destructoid

Share on Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment