Reabilitação leva fisioterapia à casa dos pacientes







 

O casal Alberto e Zélia Kovallski, do Parque Cuiabá, já recebeu a equipe do Home Fisio para a primeira visita do projeto piloto desenvolvido pela Fundação Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa, cujo objetivo é orientar o paciente sobre as atividades que poderão ser feitas em casa.

O paciente Alberto Kovallski, 64, vítima de três derrames e com fratura no fêmur, está em tratamento há dois anos. Nesta primeira visita, ocorrida na quinta-feira, a equipe fez uma listagem (check list) das barreiras arquitetônicas existentes na residência e as adaptações que deverão ser feitas para facilitar o deslocamento e a prática de exercícios. Na segunda visita, vinte dias depois, é feita a checagem das adaptações feitas na residência, explica a chefe do setor de Fisioterapia da Fundação, Diomara Rocha.

Alberto Kovallski demonstrou que tem força de vontade e está disposto a desenvolver todas as atividades físicas que complementarão o tratamento em casa. Esta possibilidade apresentada pelo Home Fisio vem preencher o vazio imposto pela inatividade. Assim, Alberto passa a se exercitar os sete dias da semana, ou seja, dois dias na Fundação e cinco dias em casa, onde conta com o apoio da esposa Zélia.

Com as adaptações das barreiras arquitetônicas que serão feitas na residência de Alberto, ele poderá se locomover sozinho, reduzindo muito o auxílio de outra pessoa. "Esse projeto é será muito bom para mim também, porque vai zerar os esforços com o fim das barreiras arquitetônicas", diz ela.

Diomara Rocha destacou a importância das atividades em casa, pois além de evitar a inatividade auxilia no processo de reabilitação. Ela acredita que a demanda será grande, pelo número de pacientes que estão sendo atendidos nos setores de Neurologia e Neuropediatria.

Outra residência visitada foi da senhora Ana Estelita Aguiar, no bairro do Porto. Ela também sofreu três derrames. Na oportunidade foram feitos os mesmos procedimentos relativos ao projeto.





Capacite-se em assuntos para atender melhor os pacientes:
  • Aprenda Kinesio Tapping Online
  • Ebook Fisioterapia em Gerontologia e Geriatria: Uma Realidade Prática


  • Gostou o texto? Nos siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter

    Quer anunciar neste blog?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

    Quer sugerir uma pauta?
    Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

    Poste um Comentário

    Tecnologia do Blogger.